Coordenador : Francine Helfreich Coutinho dos Santos
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389234.2199.72862.24022023
Departamento/Setor: SSN
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Programa
Publico Alvo : O programa irá beneficiar comunidades localizadas no Estado do Rio de Janeiro. Em Niterói e São Gonçalo, o foco de atuação estará voltado para as comunidades que integram o Fórum de Luta pela Moradia e no Rio de Janeiro, as ações estarão voltadas para as comunidades integrantes do Conselho Popular, atendidas pelo Núcleo de Terras e Habitação da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. O Programa responderá às solicitações de assessoria técnica dos seguintes movimentos que buscam seu direito à cidade e à moradia digna, vinculados aos coletivos previamente mencionados: (1) Fórum de Luta pela Moradia, representado pelas associações e grupos de moradores cujos Termos de Parceria estão anexados, isto é, morros da Chácara e do Arroz (Centro), Peixe Galo e Salinas (Jurujuba), Cantagalo (Pendotiba); Preventório, Moradores do antigo Prédio da Caixa (Centro) em Niterói e Vila Esperança (Porto Novo), em São Gonçalo; (2) Conselho Popular da cidade do Rio de Janeiro (Termo de Parceria do próprio Conselho anexado), do qual fazem parte Vila Autódromo, Arroio Pavuna e Victor Konder (Barra da Tijuca), Vila União de Curicica (Curicica), Rio das Pedras (Itanhangá), Araçatiba (Guaratiba), Indiana e Metro Mangueira (Tijuca), Pontal do Caeté (Prainha), Radio Sonda (Ilha do Governador), dentre outras que poderão, ao longo do processo, se incorporar ao Programa. Todas as comunidades anteriormente mencionadas e que constituem o público alvo deste programa são espaços populares ocupados em seu total por cerca de 2.400 famílias de baixa renda. Em parte delas o NEPHU, ao longo de seus 40 anos já atuou, gerando subsídios técnicos na luta contra remoção e por melhorias nas condições habitacionais e ambientais
Local de atuação: Sede do Núcleo de Estudo e Projetos Habitacionais e Urbanos (NEPHU-UFF); Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Favelas e Espaços Populares (NEPFE-UFF); Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Teoria Social, Trabalho e Serviço Social (NUTSS-UFF)
Objetivo
O objetivo geral do Programa é contribuir para o acesso ao direito à cidade e à moradia pelos segmentos mais pauperizados da classe trabalahadora Os objetivos específicos são: • Propiciar a integração e o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento em questões relativas ao direito à cidade e à moradia; • Promover a integração, o diálogo e a troca de conhecimentos e saberes entre as comunidades e a academia; • Subsidiar com informações relevantes (nas áreas de arquitetura e urbanismo, serviço social, geografia, engenharia e direito) os movimentos sociais que lutam pelo direito à cidade; • Afirmar os moradores como sujeitos da ação e planejadores populares; • Estabelecer parcerias construtivas voltadas ao enfrentamento da questão da habitação e do direito à cidade, especialmente com governo do estado do Rio de Janeiro e suas respectivas secretarias relacionadas a tais temáticas e com as administrações municipais de São Gonçalo e Niterói; • Contribuir para a formação de estudantes de diferentes áreas do conhecimento no enfrentamento dos problemas de moradia do trabalhador e publicizaer os estudos e projetos desenvolvidos.
Resumo
O Programa tem por objetivo subsidiar movimentos sociais dos municípios de Niterói, São Gonçalo e Rio de Janeiro que lutam pelo direito à cidade, entendido não apenas como o direito aos serviços públicos e à moradia, mas também o direito a um planejamento urbano que esteja voltado para a ampliação das condições de acesso aos benefícios da vida urbana. As áreas onde atuaremos e as temáticas a serem desenvolvidas no Programa e em seus projetos foram definidos coletivamente em fóruns de cada cidade que agregam movimentos sociais e grupos comunitários, podendo ainda ser alterados ao longo de seu desenvolvimento. O programa é formado por projetos a ele vinculados e que se articulam e compreendem ações de ensino, pesquisa e extensão. São eles: (i) Conflitos por moradia na cidade de Niterói em um contexto pós-pandêmico: o que mudou na gestão municipal? - coordenador pelo professor Dr. Glauco Bienenstein - PPGAU/ UFF; (ii) Projeto Curso de Extensão Universidade e comunidade: Diálogos sobre a cidade popular, coordenado pela Professora Dra. Regina Bienenstein - PPGAU/ UFF; (iii) Projeto Formações Politica e direitos Sociais , coordenado pela Professora Dra. Ana Cristina Oliveira de Oliveira - PPGSSDR/ UFF e as assessorias já em curso como: (i) Plano Popular de Defesa do Direito à Moradia em Área Central: o caso do Prédio da Caixa, Niterói, RJ e pesquisas.